ganhe dinheiro clikando em sites, registe-se aqui:

ganha dinheiro clicando em anuncios

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os meus canários
...

Meus Canários vermelho intenso:

Macho

Fêmea



Os meus canarios vermelho mosaico:
Macho



Outro Macho



Fêmea

Outra Fêmea








Como pintar estes canários ao nascer...

  • Canários de factor intenso:


-Guias vermelhas- deverá começar a dar o corante antes mesmo das femeas colocarem os ovos, para assim colocarem os ovos vermelhos, e as crias nascerão já vermelhas e as penas crescem vermelhas.



-Guias brancas- Deverá dar o corante apenas ao 45º dia de vida das aves, pois só assim as guias permanecem brancas, cuidado com as papas com ouvo, utilizar sempre papas neutras para evitar as guias ficarem um pouco amarelas.



  • Canários com factor mosaico:

-Uma unica recomendação- Deverá dar apenas e exclusivamente aos 45º dias de vida, pois é por essa altura que eles começam a fazer a muda da pena. e ficaram com umas excelentes cores.

Vitaminas

  • A-Essencialmente para o crescimento da ave. Atua sobre a audição e o equilibrio da ave e visão. Encontra-se na casca da maçã, cenoura, gema de ovo e no oleo de figado de bacalhau.


  • B-Atua no sistema nervoso, previne doemças do figado, rins e coração. Encontra-se na levedura de cerveja, trigo, cascas de sementes, verduras, gema de ovo e tomate.


  • B1-Atua no desenvlvimente muscular, sistema nervoso, pustura e desenvolvimento do embrião. Encontra-se na maçã, gema de ovo.


  • B2-Atua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso, a falta pode causar raquitismo e o peso baixo. Encontra-se no alpiste, gema de ovo, leite, óleo de figado de bacalhau.
  • B3-Fortifica e mantem a textura da pele. Encontra-se na gema de ovo e nas sementes.


  • B6-Atua sobre o figado, sistema nervoso, crescimente e a pele. Encontra-se nos ceriais, almeirao e gema de ovo.


  • B12-Nessesária para o crescimento e nascimento dos filhotes. Encontra-se nos complexos vitaminicos como: farinha de peixe, complexo B, vitamina A, daiamineral, gerval em pó e terragran.


  • C-Previne das enfermidades infecciosas no aparelho respiratório. Encontra-se nas frutas frescas, alimento verde.


  • D-Atua na boa formação ossea e combate o raquitismo. Encontra-se na natureza através de raios solares, no óleo de figado de bacahau, gema de ovo e verduras.


  • E-Atua na reprodução, ajudando numa boa fecundação dos ovos. Encontra-se no oleo de geme de trigo, gema de ovo e verduras.


  • H-Dermatite, atraso no crescimento, anorexia.


  • K-Anti-hemorrágico e diminuidor do tempo de coagulação do sangue.


  • Calcio-Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto, e do aparelho reprodutor das fêmeas. Encontra-se no osso moído, farinha de ostra e nos ossos de peixe.


  • Cobalto de cobre-São minerais que atuam como catalizadores no organismo das aves, deve ser empregados junto com as vitaminas.


  • Cloreto de sódio-Possibilita aos glóbulos vermelhos sua função de portadores de oxigênio e permitir a dupla decomposição mediante a qual o organismo separa os sais de potássio.


Guia de criação


Local de criação

O local de criação deverá ser construído voltado para nascente, permitindo a entrada de benéficos raios solares da manha e evitando o calor á tarde. Deve-se ter uma iluminação adequada. As janelas deverão ser revestivas por telas finas, tipo mosquiteiro, que impedirão a entrada de insectos prejudiciais á criação e transmissores de doenças. Deve-se vedar bem as frinchas, evitando a entrada de ratos e outros predadotres. As paredes e o piso devem ser o mais liso possivel, para sua fáçil limpeza e assim evitar aacomulação de lixo e a proliferação de microorganismos. O local de criação deverá ser bem arejado, a renovação do ar é importantissima. A conclusão do local de criação ideal, será um sitio amplo, sossegado,com muita luz solar, sem correntes de ar e onde a temperatura não sofra grandes variações ao longo do dia.

Acessórios e utenscílios

Deve-se evitar sobrecarregar as gaiolas com equipamentos muitas vezes supérfluos e que acabam dificultando a manutenção de higiene. Os melhores e mais práticos são os bebedouros plásticos em forma de concha ou meia lua, usados no exterior da gaiola. Esses recipientes devem ser mantidos rigorosamente limpos, nao admitindo-se que os bebedouros criem limo (algas) e os comedouros acumulem pó. Os comedouros destinados ás sementes devem ser constantemente esvaziados para evitar o acúmulo de pó e podem ser trocadas para lavagem em espaço de tempos maiores. Deve-se adquirir banheiras plásticas de tamanho grande, mas que permita a sua passagem pelas portas das gaiolas. Durante a época de criação deve-se fornecer aos casais, ninhos adequados, sendo muito usados os de plástico que são duráveis e de fácil higienização. Esses ninhos devem receber forros de flanela, cordas ou feltro, comumente encontrados em lojas especializadas. É boa prática trocar os ninhos quando os filhotes são anilhados e sempre usar ninhos limpos a cada nova ninhada. Após a abertura dos olhos dos filhotes não convém manusear os ninhos, para evitar que os mesmos o abandonem prematuramente, causando sérios inconvenientes.

Incubação

É normal a fêmea chocar sozinha sem ser substituida pelo macho. Normalmente a incubação dura entre 13 e 14 dias. Nesse periodo o ambiente deve ser tranquilo e a manipulação da gaiola deve ser rápida, para não incomudar A canária. Durante a incubação os ovos perdem água através da casca, que é porosa para permitir a troca e gases nesseçários para o desenvolvimento do embrião. Nesse processo de “respiração” o vator expelido deve ser reposto. Por isso, a humidade relativa do ar deve ser mais elevada. As canárias naturalmente molham as penas, sendo conveniente colocar esponjas humidas no fundo da gaiola, debaixo do ninho.

Nascimento

Na maioria dos casos o nascimento é exactamente no 13º dia de incubação. Entretanto, se o nascimento não ocorrer dentro do previsto, deve-se ter paçiência e aguardar. Várias circunstancias podem causar o atraso. Há fêmeas que não chocam e saem do ninho com frequência. A falta de humidade também pode influir. Não deite foraum ovo até pelo menos o 15º de choco.


Alimentação das crias

Deve-se oferecer aos pais uma alimentação farta e variada. A papa de ovo nao pode faltar. A variedade de sementes é importante. Se os pais nao alimentam correctamente as crias, a retirada do macho da gaiola é recomendada. Tabém é recomendado oferecer água fortemente açucarada e pedaços de maçã por um dia, outro recurso é retirar o ninho com os filhotes por ulguns momentos. Assim, a fêmea se alimenta e acabar alimentando os filhotes quando voltam ao ninho. Caso todas as manobras para fazer com que a fêmea trate das crias falhem, pode-se distribuir os filhotes entre as outras fêmeas que tratam bem. Alguns criadores custumam alimentar os filhotes no bico, com alimentos pastosos. Esse procedimento nao deve ser usado o tempo todo, mas nos dois uo três primeiros dias de vida é muito importante, pois permite ao criador ministrar vitaminas e medicamentos no tratamento de colibaciose(patalogia responsável pela maoiria das mortes dos filhotes no ninho). Esse procedimento auxilia no desenvolvimento inicial, mantendo os filhotes em condições de pedir alimentação ás maes.


Separação das crias

As ninhadas bem nutridas deixam o ninho entre 15 e 18 dias. Porém, a permanência até 20 dias é normal. Poucos dias depois, os filhotes começam a bicar os alimentos, principalmente a papa, frutas e verduras. Com um mês já descascam sementes, e podem ser separados dos pais. Uma regra prática interessante é não separar os filhotes enquanto eles apresentarem penugem na cabeça. Normalmente, por volta do 25º dia, a fêmea inicia outro ciclo e começa a se preparar para uma nova postura. Nesse periodo, os pais depenam os filhotes, em busca de material para o novo ninho. Isso é evitado separando-se os filhotes dos pais com a grade divisória e oferecendo ao casal material para o ninho. Os pais alimentam os filhotes pela grade, por isso devem ser colocados poleiros baixos e próximos á grade divisória dos dois lados.

Sem comentários:

Enviar um comentário